Correio Popular Notícia






Ji-Paraná contra o câncer de pele

Data da notícia: 11/11/2011
Foto:

> Os casos suspeitos de câncer da pele serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito

Dermatologistas vão fazer atendimento grátis e encaminhar casos suspeitos no próximo dia 26 deste mês em Ji-Paraná. O evento faz parte da 13ª edição da CNIPCP (Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele), da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). Os atendimentos acontecem de 9 às 15 horas, na Santa Casa de Misericórdia, localizada na rua das Pérolas, 1970, União Dois, 2º Distrito do município.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111111d.jpg[/IMG]Para alertar a população sobre os perigos do câncer da pele ? o que mais atinge os brasileiros ? a Sociedade Brasileira de Dermatologia com o apoio da Casa de Misericórdia de Ji-Paraná, vai realizar a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, com atendimento gratuito à população.
Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas, ininterruptamente, na Casa de Misericórdia, que é credenciada pela SBD. Os casos suspeitos de câncer da pele serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito. Também estão previstas atividades educativas como aulas expositivas com orientações sobre foto proteção e como suspeitar do câncer da pele.
Na CNPCP de 2010, 63,28% das pessoas atendidas em Ji-Paraná disseram se expor ao sol sem proteção e 17,7% foram diagnosticadas com a doença, um número bem acima da média nacional, que é de 11,12%. O câncer da pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). São estimados pelo Inca 113.850 novos casos para 2011, sendo a maioria para mulheres (60.440).
?Este tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária, ou seja, é possível impedir que ele aconteça. Este é o foco fundamental da campanha. As pessoas devem ser orientadas a não tomar sol de forma exagerada para evitar o câncer da pele. A prevenção secundária também é importante e é nosso objetivo com os atendimentos: diagnosticar precocemente a doença. Uma vez diagnosticado, este paciente deve ser acompanhado para a vigilância do câncer tratado e de outros que por ventura possam surgir?, explica o médico Marcus Maia, coordenador da CNPCP.

[B]PREVENÇÃO -[/B] Desde o dia 3 de setembro, um caminhão percorre 10 mil quilômetros do Sul ao Norte do país oferecendo à população esclarecimentos e atendimento gratuito sobre cuidados e prevenção ao câncer da pele ? o mais incidente entre os brasileiros, com expectativa de 110 mil novos casos em 2011, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). A partida aconteceu em Florianópolis, cidade que sediou o 66º Congresso Brasileiro de Dermatologia, onde o veículo foi apresentado aos cerca de cinco mil médicos inscritos no encontro.

Fonte:






Noticia vista 1240 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.